O Relatório de Sustentabilidade 2022/23 da Associação Latino-Americana do Aço apresenta avanços e ações no caminho para a construção de uma indústria cada vez mais sustentável, seus desafios e oportunidades, e promove as melhores práticas ambientais, sociais e de gestão. O documento ilustra a situação da indústria do aço na região, seus desafios e oportunidades, e inclui, pela primeira vez, casos de boas práticas de empresas membros da Alacero. Os temas abordados foram selecionados a partir de uma análise de questões relevantes para o setor na região, com base na Matriz de Materialidade da Alacero. Além disso, inclui oito KPIs de gestão em Sustentabilidade e três indicadores de Saúde e Segurança.
Saiba Mais
Para esta edição de 2024, a Alacero convoca todos os países membros da associação a participar do **#DesafíoAlacero**. A organização local de cada país convidará as faculdades/escolas de arquitetura a participarem do concurso. Os estudantes desenvolverão um projeto de arquitetura em aço que contribua para o alcance do objetivo de desenvolvimento sustentável **ODS 13 Ação pelo Clima**. Todos os anteprojetos vencedores de cada país participante competirão entre si na etapa regional, que ocorrerá presencialmente em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 28 e 30 de outubro de 2024.
Saiba Mais
Steel Standard Principles, um documento que reconhece a importância de ter metodologias comuns para medir as emissões de gases de efeito estufa (GEI) e acelerar a transição para emissões próximas a zero. Participaram da assinatura do documento 35 organizações. Os Princípios reconhecem que nosso setor é responsável por cerca de 8% das emissões anuais globais de gases de efeito estufa e que essas emissões devem ser reduzidas em pelo menos 90% para alcançar os objetivos climáticos da indústria.
Saiba Mais
Em um marco histórico, a Alacero aderiu, no âmbito da COP28, à Declaração para a Colaboração na Descarbonização da Indústria Pesada da América Latina e do Caribe (LAC), juntamente com a FICEM (Federação Interamericana do Cimento), OLADE (Organização Latino-Americana de Energia), LAC Clean Hydrogen Action e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Este documento representa um compromisso conjunto para acelerar a descarbonização e superar as barreiras tecnológicas, financeiras e regulatórias para atingir os objetivos climáticos. Disponível em espanhol.
Saiba Mais
A atividade econômica na América Latina e no Caribe apresenta expectativas positivas. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento esperado do PIB é de 2,3% em 2023, após um aumento de 4,1% em 2022. A recuperação continua em ritmo lento na região, em grande parte devido à incerteza em torno dos blocos comerciais internacionais e das políticas internas destinadas a impulsionar a indústria. Esta melhora é impulsionada, em grande parte, pela recuperação dos preços das commodities após uma queda em relação ao ano passado. Assim, a indústria do aço latino-americana apresenta um cenário de crescimento da demanda. O consumo aparente da região, que em 2022 foi de 69,3 Mt (-7,9%), pelo que se vê após os primeiros 8 meses deste ano deverá ter um crescimento de 2,1%, fechando em 70,8 Mt em 2023. Esse aumento se deve principalmente pelo aumento das importações de aços laminados em 2023 de 8,5%. A produção de aço bruto, por sua vez, poderá sofrer uma queda de 7,5% em relação a 2022, se forem confirmados os 58,3 Mt esperados para o final de 2023. A produção de laminados, que terminou 2022 com 54,7 Mt, terá queda estimada de 4,3% em 2023, com o total de 52,3 Mt. Após um ano anterior de crises no âmbito econômico global, em 2023 a América Latina demonstra que é possível manter os níveis de produção em patamares elevados, tendo como força motriz o apoio entre os mercados internos e a menor dependência das importações extrarregionais. Um cenário de contração é natural após anos de recomposição e instabilidades dos mercados.
Saiba Mais
Alacero y steeluniversity invitan a participar de un curso para aprender sobre prácticas ESG y su relevancia en nuestro sector. Las prácticas ESG, que en inglés se refieren a Environmental, Social and Governance, implican una nueva forma de sustentabilidad corporativa y abordan temas fundamentales para el desarrollo sostenible de las organizaciones y sus procesos. Este enfoque les permite una mejor gestión socioambiental, con acciones y políticas transparentes. Nuestra industria, que está presente en la cadena de valor de prácticamente todos los negocios y sectores y ha buscado asumir una posición destacada en la gestión de estos temas. El curso, ofrecido en la modalidad de educación a distancia en la plataforma de steeluniversity, se organiza en 10 horas de clases y 4 módulos: Introductorio y conceptos ESG, Pilar ambiental, Pilar social, Pilar gobernanza. Como parte del contenido, se incluyen 12 master classes en vivo, con la participación de expertos para discutir los principales temas de la agenda ESG en el sector, y poner la teoría en práctica. Para más información revisa el brochure adjunto. Acceder al curso **[aquí](https://steeluniversity.org/es/courses/sus0205al-introduccionaesg/)**
Saiba Mais