
A Associação Latino-Americana do Aço é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne e representa a cadeia de valor do aço na América Latina: empresas produtoras de aço, câmaras nacionais, institutos e fornecedores.
Representamos 90% da produção de aço na região

Visão
Ser a principal voz e referência da indústria do aço na América Latina, atuando como ponto de convergência de toda a cadeia de valor, promovendo um setor sustentável e competitivo que contribua para o desenvolvimento econômico e social da região.



Missão
Fortalecer e unir a cadeia de valor do aço na América Latina, assegurando a defesa estratégica dos interesses do setor e seu posicionamento competitivo no mercado global, por meio da colaboração ativa entre nossos membros e partes interessadas.
Nossos membros
MEMBROS
30 Produtores
(aço, ferro e afins)14 Afiliados
15 Países
8 Câmaras Locais
Nossos membros
30 Produtores
(aço, ferro e afins)14 Afiliados
15 Países
8 Câmaras Locais
Comitês técnicos
Na Alacero, contamos com comitês técnicos integrados por representantes das empresas membros.
Cada comitê é coordenado por um responsável da Alacero e presidido por um executivo de uma empresa. A participação nesses grupos de trabalho promove a difusão de informações, boas práticas e metodologias, fomentando o intercâmbio de conhecimentos e a implementação de iniciativas de interesse comum.
Comitê de Comunicação (COMCO)
Coordenadora: Mariana Granja (Alacero)
Presidente: Juliana Matoso (ArcelorMittal)
Objetivos:
Funcionar como um espaço de colaboração entre as áreas de comunicação das empresas associadas, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, boas práticas e interesses. Desenvolver e executar um plano de comunicação que reflita os objetivos da organização, criando uma estratégia única com repercussão regional e internacional nos temas relacionados à cadeia de valor do aço na América Latina. Promover mensagens voltadas para fortalecer os benefícios do aço como material e a reputação corporativa da indústria na região.
Comitê de Economia e Relações Institucionais (CERIN)
Presidente: Jesús Flores (TenarisTamsa)
Objetivos:
Identificar e analisar acontecimentos econômicos, comerciais e políticos que possam impactar a competitividade e sustentabilidade da cadeia de valor do aço na região, garantindo uma representação sólida perante os principais fóruns e atores globais. Desenvolver e operar sistemas de coleta, processamento e análise de dados relacionados à produção, demanda, comércio, capacidade instalada e projeções da indústria do aço. Produzir relatórios e análises oportunos para atender às demandas conjunturais e estruturais do setor.
Comitê de Política Ambiental (COPAM) e Comitê de Tecnologia e Controle Ambiental (COTEC)
Coordenador: Henrique Pinheiro (Alacero)
Presidentes: COPAM: José Fonrouge (Ternium). COTEC: Guilherme Abreu (ArcelorMittal Brasil)
Objetivos:
Fomentar a implementação de políticas e tecnologias sustentáveis nas empresas membros, por meio de grupos de trabalho, encontros estratégicos, análises comparativas e projetos inovadores. O foco está em impulsionar a descarbonização da indústria e promover soluções tecnológicas que acelerem a transição para práticas mais responsáveis e sustentáveis.
Comitê de Educação e Pessoas (COEDU)
Coordenadora: Mariana Granja (Alacero)
Presidente: Jaqueline Cantillo (Acesco)
Objetivos:
Desenvolver estratégias e implementar programas que melhorem a capacidade das empresas membros de atrair, capacitar e reter a próxima geração de talentos para a indústria do aço.
Comitê de Saúde e Segurança (COSSEG)
Coordenador: Henrique Pinheiro (Alacero)
Presidente: Sandro Piussi (Gerdau)
Objetivos:
Desenvolver e aplicar práticas eficazes de saúde e segurança do trabalho nas empresas membros, por meio da criação de grupos de trabalho, reuniões estratégicas, visitas e desenvolvimento de projetos técnicos para reduzir acidentes, promover ambientes de trabalho seguros e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
GOVERNANÇA
A Assembleia Geral é o órgão de governança da Associação, composta por representantes das empresas membros, sendo que apenas os membros ativos têm direito a voto.
Já o Conselho de Administração (Comitê Executivo) é composto por 7 membros, incluindo o presidente e os diretores.
Comitê Executivo - Gestão 2024-2025
Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira
Presidente
Brasil, ArcelorMittal
Martín Alberto Berardi
Tesoureiro
Argentina, Ternium
André Bier Gerdau Johannpeter
Diretor
Brasil, Gerdau
Gustavo Werneck da Cunha
Diretor
Brasil, Gerdau
José Fernando Uribe
Diretor
Colombia, ACESCO
Máximo Vedoya
Diretor
México, Ternium
Oscar Chahin
Diretor
México, TYASA
Equipe Alacero

Ezequiel Tavernelli
Diretor Executivo

Mariana Granja
Diretora de Comunicação & PR

Henrique Pinheiro
Gerente de Projetos

Christiano Matos
Gerente Administrativo e Financeiro

Luana Bizzocchi
Comunicação & PR

Fabio Nascimento
Economia
